domingo, 27 de dezembro de 2009

Espectros, Espelho, apenas Espectros...

As pessoas flutuam, voam. Fruto das mais diversas circunstâncias, são espectros. Quando aqui chegamos, estamos ligados ao nosso eu de forma directa. Pelas mais diversas razões de vida, na nossa caminhada por este mundo, vamos-nos desligando pouco a pouco dessa nossa essência, principalmente através da mentira em frente ao espelho.

O espectro volteia, qual espada a querer cortar o vento. Nada atinge e tudo mata à sua volta. Volteia, volteia. Quer voar, mas na realidade não sabe como. Sente dor, mas na verdade é o buraco no peito que já não tem que lhe faz mal. Tem muita sede, mas como se limita a sorver incontrolávelmente, todas as fontes seca.
Nada dá e tudo quer.

O espectro é alguém que não sabe o que quer, demasiadas directivas obscuras num corpo que perdeu a sua alma; um projecto de ser humano que já não o é. Mas que a qualquer altura o pode voltar a ser, caso se enfrente. Tem de restabelecer a sua ligação ao eu, tem de voltar a ser água a descer a cascata, tem de voltar a alimentar e deixar de ser alimentado.

Todos já passámos por isso, alguns ainda o serão, outros sempre o serão; todos o podemos vir a ser. Não é fácil a estrada do auto-conhecimento, não é fácil deixar de ser espectro.

Cada vez que dizemos uma mentira construímos algo que antes não existia neste mundo e isso tem um custo energético de alma muito grande, porque a imaginação é luminosa se for usada para o bem, mas o contrário se usada para outros fins. Tão simples como adicionar e diminuir, mas queremos apenas aprender a adicionar, é o ter que conta em vez do ser.

Então, fruto de dores que na altura não sabemos como suportar, de verdades que não queremos escrever no nosso coração, de montanhas que não queremos ultrapassar, mentimos. A vida é demasiado rápida, dizemos nós ao espelho em tom de desculpa.
E pronto, a troca já foi feita. A verdade é esquecida e afastamo-nos de nós.

A verdade, a coragem, são tudo o que podemos fazer Espelho, e basta. É o caminho mais pessoal de todos, ressoa na minha cabeça como um sino. Sorrio com muita intensidade.

Dá-me forças, espelho, dá-me forças. São apenas espectros, espelho, apenas espectros...também já eu o fui!

Sem comentários:

Enviar um comentário